Resumo
Descubra os sites de mídia social mais populares hoje. Alguns serão familiares, outros não. Descubra alguns que podem ser ótimos para sua marca, mas que você ainda precisa explorar.
Você vai aprender
Quais redes sociais têm mais usuários ativos mensais e engajamento
Redes sociais pouco conhecidas que têm grande apelo
Onde concentrar seus esforços de mídia social se você deseja otimizar a escala
Seja você um profissional de marketing de mídia social experiente, um profissional de marketing que deseja se aventurar no marketing de mídia social ou um proprietário de empresa que deseja alavancar a mídia social, é útil conhecer os sites de mídia social mais populares no momento. Isso permitirá que você maximize o alcance de sua marca nas mídias sociais, envolva-se com as pessoas certas e alcance seus objetivos de mídia social.
Claro, não se trata apenas do tamanho dos sites de mídia social. É também se o site de mídia social é adequado para sua empresa e para você. Isso se encaixa na imagem da sua marca? Seu público-alvo está usando esse site de mídia social? Quantos sites de mídia social você pode gerenciar ao mesmo tempo?
Para facilitar as coisas para você, pesquisamos e compilamos informações sobre os principais sites de mídia social em 2023. Alguns serão familiares para você, enquanto outros podem parecer novos. Recomendamos a leitura desta lista para saber mais sobre os sites de mídia social que podem ser ótimos para sua marca. E lembre-se, você não precisa estar em todos os sites de mídia social para ter uma marca de sucesso.
1. Facebook — 2,9 bilhões de MAUs
O Facebook é o maior site de mídia social, com mais de dois bilhões de pessoas usando-o todos os meses. Isso significa que aproximadamente 36,9% da população mundial são usuários do Facebook. Mais de 200 milhões de empresas (principalmente pequenas empresas) usam as ferramentas do Facebook e mais de sete milhões de anunciantes promovem ativamente seus negócios no Facebook, o que o torna uma aposta bastante segura se você deseja ter presença nas mídias sociais.
É fácil começar no Facebook porque quase todos os formatos de conteúdo funcionam muito bem no Facebook – texto, imagens, conteúdo de vídeo e histórias. Mas o algoritmo do Facebook prioriza o conteúdo que desencadeia conversas e interações significativas entre as pessoas, especialmente entre familiares e amigos. Para saber mais sobre como iniciar conversas no Facebook, confira nosso guia de marketing para sua empresa no Facebook — e avalie seus resultados.
2. YouTube — 2,2 bilhões de MAUs
O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos em que os usuários assistem a um bilhão de horas de vídeos todos os dias. Além de ser o segundo maior site de mídia social, o YouTube costuma ser chamado de segundo maior mecanismo de pesquisa depois do Google, sua empresa controladora.
Portanto, se você usa o marketing de vídeo para promover seu negócio, definitivamente precisa estar no YouTube. Para começar, veja como criar um canal no YouTube para sua marca. E para ajudar seus vídeos a serem descobertos por mais pessoas, recomendamos ler sobre SEO do YouTube ou considerar anunciar no YouTube para aumentar seu alcance.
3. WhatsApp — 2 bilhões de MAUs
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens usado por pessoas em mais de 180 países. Inicialmente, as pessoas originalmente usavam o WhatsApp para enviar mensagens de texto para seus familiares e amigos. Gradualmente, as pessoas começaram a se comunicar com as empresas via WhatsApp.
A plataforma de negócios do WhatsApp permite que as empresas forneçam suporte ao cliente e compartilhem atualizações com os clientes sobre suas compras. Para pequenas empresas, existe o aplicativo WhatsApp Business, enquanto as empresas podem usar a API do WhatsApp Business.
Como a plataforma de mensagens mais utilizada, o WhatsApp pode ser um ótimo canal de atendimento ao cliente para o seu negócio. Confira essas histórias de sucesso de usuários do WhatsApp Business.
4. Instagram — 2 bilhões de MAUs
Como plataforma visual, o Instagram é o lugar para mostrar seus produtos ou serviços com fotos ou vídeos. No aplicativo, você pode compartilhar uma ampla variedade de conteúdo, como fotos, vídeos, Stories, reels, vídeos ao vivo e IGTV para vídeos de formato mais longo.
Como marca, você pode criar um perfil comercial do Instagram, que fornece análises avançadas de seu perfil e postagens e a capacidade de agendar postagens do Instagram usando ferramentas de terceiros.
Para ajudá-lo a usar o Instagram como um profissional, temos um guia completo de marketing no Instagram.
5. Facebook Messenger — 1,3 bilhão de MAUs
O Messenger costumava ser um recurso do Facebook, mas desde 2011, o Messenger é um aplicativo independente com recursos expandidos. As empresas podem anunciar, criar chatbots, enviar newsletters e muito mais. Esses recursos deram às empresas uma infinidade de novas maneiras de se envolver e se conectar com seus clientes.
Se você está pensando em usar o Messenger para o seu negócio, leia sete maneiras de usar o Messenger para o seu marketing.
6. WeChat — 1,26 bilhão de MAUs
O WeChat foi lançado em 2011 pela Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia da China. Como o WhatsApp e o Messenger, o WeChat era originalmente um aplicativo de mensagens, mas evoluiu para uma plataforma completa. Além de mensagens e chamadas, os usuários podem fazer compras online, pagar contas, comprar mantimentos, transferir dinheiro, fazer reservas, reservar táxis e muito mais.
O WeChat é a plataforma de mídia social mais popular na China e em outras partes da Ásia. Portanto, se você deseja impulsionar sua marca na China (onde redes sociais populares como Facebook e Twitter são proibidas), o WeChat é uma boa alternativa. Você pode exibir anúncios na conta oficial do WeChat ou no WeChat Moments. Existem também muitos influenciadores baseados no WeChat que podem ajudar sua marca a alcançar milhões de consumidores chineses.
7. TikTok - 1 bilhão de MAUs
TikTok (conhecido como Douyin na China) é um aplicativo de compartilhamento de vídeo em formato curto. Apesar de ter sido lançado apenas em 2017, é um dos aplicativos que mais cresce no mundo e recentemente ultrapassou o Google como o site da Internet mais visitado.
O TikTok permite que os usuários criem e compartilhem vídeos entre 15 e 60 segundos de duração, e o aplicativo possui um vasto catálogo de efeitos sonoros, trechos de música e filtros para aprimorar os vídeos e torná-los mais atraentes. Você pode encontrar vídeos relacionados a quase todos os interesses, desde dublagem, dança e desafios até truques de bricolage e tutoriais de maquiagem. Cerca de 47,4% dos usuários do TikTok nos EUA têm entre 10 e 29 anos. Portanto, se o seu público-alvo for jovem, o TikTok é uma ótima plataforma para o seu negócio.
Recentemente, adicionamos o agendamento do TikTok à nossa plataforma de publicação! Você pode planejar e agendar postagens do TikTok com antecedência para ajudá-lo a aumentar sua marca e aumentar seus seguidores!
8. Sina Weibo — 573 milhões de MAUs
“Weibo” (微博) significa “microblog” em chinês. Lançado pela empresa chinesa de tecnologia Sina Corporation em 2009, o Sina Weibo ou simplesmente Weibo é, adivinhou, uma plataforma de microblog que se compara ao Twitter e ao Instagram.
Por meio do Weibo, os usuários podem postar imagens, vídeos e histórias, ver trending topics, usar hashtags em postagens e usar a plataforma para mensagens instantâneas.
Em comparação com o WeChat, o Sina Weibo tem um grupo demográfico mais jovem e oferece mais conteúdo informativo e de tendências. Na verdade, o New York Times disse que o Weibo é o lugar para estar se você “quer se tornar viral” na China. O Weibo também permite que as empresas criem contas oficiais e verificadas para se comunicar com seus seguidores e usar publicidade paga.
9. QQ — 538,91 milhões de MAUs
QQ foi lançado na China em 1999 pela Tencent. Antes do lançamento do WeChat, o QQ era o aplicativo de mensagens chinês número um. Além de seus recursos de mensagens instantâneas, o QQ também permite que os usuários decorem seus avatares, assistam a filmes, joguem jogos online, transmitam músicas, façam compras online, blogem e façam pagamentos.
Embora o WeChat tenha se tornado líder de mercado na China, o QQ ainda é popular entre os usuários mais jovens. Também é usado em 80 países e está disponível em muitos outros idiomas. Uma das vantagens do QQ é que você não precisa de um número de telefone para se inscrever. Isso atrai jovens que não possuem dispositivos móveis, mas usam a versão desktop.
No entanto, o maior público do QQ está na força de trabalho. O mensageiro de desktop do QQ é popular por sua facilidade de uso e capacidade de transferir arquivos com mais de 25 MB, o que o WeChat não permite.
10. Telegrama — 550 milhões de MAUs
O Telegram é um aplicativo de mensagens gratuito que funciona em vários dispositivos sem limites de tamanho de mídia.
A característica distintiva do Telegram é sua criptografia de ponta a ponta para todas as atividades, incluindo chats, grupos e mídia compartilhada entre os participantes. Seu foco na segurança atraiu mais clientes ao longo dos anos, especialmente quando o WhatsApp anunciou mudanças em sua política de privacidade que permitiriam o compartilhamento de informações com a empresa controladora Meta.
Existem várias maneiras pelas quais as marcas podem usar o Telegram, além de fornecer suporte ao cliente individual. Por exemplo, as marcas podem criar chatbots para a plataforma Telegram ou usar o recurso de canal do Telegram para transmitir mensagens para até 200.000 pessoas.
11. Snapchat — 538 milhões de MAUs
O Snapchat se concentra em fotos e vídeos curtos (conhecidos como snaps) compartilhados entre amigos. Tornou o formato de vídeo vertical popular, que eventualmente proliferou em outras plataformas de mídia social como Instagram e TikTok. Mas a ascensão do Instagram Stories, especificamente, parece ter prejudicado o crescimento do Snapchat e o interesse dos profissionais de marketing em usar o Snapchat para suas marcas em geral.
No entanto, 69% dos adolescentes americanos dizem que usam o Snapchat. Portanto, se o seu público-alvo for principalmente adolescentes, considere o uso do aplicativo. Se você não estiver familiarizado com o Snapchat, confira nosso guia para iniciantes do Snapchat. Ou se você está indeciso entre Snapchat e Instagram, escrevemos uma pequena comparação entre Snapchat e Instagram para marcas.